Quais São as Diferenças?



Faça e Venda Geleia Caseira Uma das formas mais deliciosas de preservar alimentos é criar conservas, especialmente se for uma baseada em açúcar (em oposição a usar sal, óleo, vinagre, gordura, desidratado, congelado, curado, etc), que é a base de doces, compotas, geleias, conservas e marmeladas.


Então qual é a diferença entre um doce, uma compota, uma geleia, uma conserva e uma marmelada?

Doce ( Produto fervido com açúcar e  pedaços de frutas )
Um doce é um produto açucarado, criado ao ferver açúcar com pedaços de  frutas que, tende a não se desfazer totalmente, dai doces tendem a ter pequenos pedaços de fruta. 

Exemplos comuns são o doce de tomate ou de cenoura.


Compota ( Puré de Fruta açucarado )
As compotas são outro tipo de conserva, feitas com frutas e ou vegetais inteiros ou em pedaços, cozidos em açúcar e algum líquido, que pode ser água ou suco de fruta que, ao cozinhar tendem a desfazer-se e são consumidos como um puré. 

Exemplos comuns são compota de maça, abobora ou casca de laranja.

Geleia ( suco de fruta açucarado e gelificado )
A geleia é um tipo especial de conserva em que os frutos são cozidos com bastante líquido, normalmente em suco da fruta, mas também pode ser com vinho ou água, e é claro com açúcar, que depois é coado e se torna  em um gel translúcido quando esfria, dai o nome Geleia. 

Exemplos comuns são geleia de morango, geleia de limão, geleia de laranja ou geleia de framboesa.

Conserva ( Fruta inteira ou em  pedaços,  preservadas em uma calda )
Uma conserva é quando se trata de preservar uma fruta inteira ou parcialmente partida,  em uma calda açucarada, e isso pode envolver cozinhar ou não a fruta. 

Exemplos comuns são  as conserva de pera, conserva de pêssego ou conserva de abacaxi.

Marmelada/Goiabada ( Puré sólido do marmelo ou goiaba cozidos em açúcar )

A marmelada/Goiabada é um puré cozido com açúcar em partes iguais com a  fruta, e tem  o objetivo de o conservar.

Normalmente, tem uma consistência sólida, devido ao  marmelo e a goiaba terem tanta pectina. Mesmo assim, é possível fazer-se versões mais moles, bastando  não cozinhar tanto, tornando-a em uma compota de marmelo ou compota de goiaba. 

A marmelada  é criada a partir do marmelo e é uma especialidade da doçaria regional portuguesa (marmelada de Odivelas) e a goiabada é uma especialidade brasileira criada a partir da goiaba.


Gostou desse artigo? 

Saiba como você pode começar um negócio próprio, com um baixo investimento inicial, fazendo geleias caseiras  na cozinha de sua casa, e vendendo para mercadinho, em feiras,  para amigos e familiares.
Conheça todo o passo a passo a como, esterilizar os frascos e tampas, armazenagem, validade etc.

Clique no link e adquira o maravilhoso e-book Faça e Venda Geleia Caseira, com as receitas de geleias >>>http://bit.ly/faça-e-venda-geleia-caseira

Um comentário: